PHYS

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Código do projeto | POCI-01-02B7-FEDER-069750
Objetivo principal | OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | NORTE
Entidade beneficiária | MTEX NEW SOLUTION, S.A.
Copromotores | Universidade Católica Portuguesa; Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal - CITEVE

Data de aprovação |
05-08-2020
Data de início | 10-07-2020
Data de conclusão | 09-11-2021
Custo total elegível | 473 124,27E UR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 378 499,42 EUR
Taxa de apoio | 80%

Objetivo
O projeto PHYS visa a investigação e desenvolvimento de uma gama de tecnologias sustentáveis de desinfeção de produtos têxteis, por irradiação UVC, ozono e/ou combinação de ambas, com a finalidade de inativação eficaz, em vestuário, de bactérias, fungos e vírus, em particular do SARS-CoV-2, sem recorrer a químicos nocivos. Pretende-se que as tecnologias daqui resultantes sejam sustentáveis e adequadas à utilização em espaços comerciais de vestuário, aplicáveis na pré-prova, à entrada dos provadores para o cliente fazer a desinfeção rápida das peças que vai provar, e na retaguarda, pós prova, etapa em que as peças serão separadas e agrupadas para a sua desinfeção mais profunda e 100% eficaz, antes de voltarem ao expositor. Para além da eficaz desinfeção microbiana do vestuário, os novos equipamentos contemplarão a preservação das propriedades físicas-químicas das peças tratadas e a garantia de segurança do utilizador.Pretende-se assim impedir uma eventual permanência do SARS-CoV-2 no vestuário, evitando que este sirva de vetor de transmissão da doença

Resultados
Do PHYS resultará uma gama de equipamentos de desinfeção de produtos têxteis, por irradiação UVC, ozono e/ou combinação de ambas, com a finalidade de inativação eficaz de bactérias, fungos e vírus, em particular do SARS-CoV-2 eventualmente presentes no vestuário. Será ainda estudada a capacidade de eliminação de diversos microrganismos (aplicados em substratos têxteis) através da exposição às diferentes tecnologias investigadas.

STVgoDigital

Digitalização da cadeia de valor do STV

Objetivo:
O projeto mobilizador STVgoDigital – Digitalização da cadeiade valor do STV, é um projeto estruturante do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda, que tem o objetivo deenglobar um conjunto de iniciativas de I&D de forte carater coletivo eelevado efeito indutor e demonstrador, com o envolvimento central de empresasda fileira Têxtil e Vestuário, e de outros sectores complementares quepotenciem a adoção e transição para onovo paradigma da Indústria 4.0. O projeto está, claramente, alinhado com um dos pilares estratégicosdo Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda – Indústria 4.0 e Digitalização.Tem como promotor líder a TMG –Tecidos para Vestuário e Decoração, S.A., sob a coordenação técnica do CITEVE,e estrutura-se em 5 PPS (Produtos, Processos e Serviços) técnicos que visam odesenvolvimento de soluções inovadoras em diferentes áreas e um PPS de gestão.

Aprovação

Data de início: 01 de julho de 2020

Data fim:
31 de março de 2023

Estrutura do Projeto

Atividades e Resultados esperados:

O STVgoDigital está organizado em 6 PPS’s (um dos quais de gestão, divulgação e exploração dos resultados) construídos a partir de 7 atividades nucleares das quais resultarão 9 novas soluções.

As principais atividades do projeto são:
•      Promovera transição para a Indústria 4.0 e toda a cadeia de valor, potenciando a digitalização de toda a cadeia de negócio no sentido de aumentar a produtividade e a eficiência da cada empresa e de toda a cadeia de abastecimento tornando-as mais transparentes, ágeis e flexíveis.
•      Potenciara transformação digital do STV através do estímulo à adoção de tecnologias inerentes à Indústria 4.0, elevando, assim, a produtividade e a eficiência da cada empresa e de toda a cadeia de fornecimento, tornando o setor português numa referência internacional.
•      Desenvolver produtos e processos altamente inovadores, com recurso a tecnologias emergentes e de ponta que irão permitir novas experiências aos consumidores e às empresas participantes em cada PPS.
•      Facilitar o acesso pelas empresas envolvidas a novos mercados/ áreas de negócio ou o reforço dos atuais mercados/ áreas de negócio, tanto a nível nacional como internacional.

Consórcio:
O projeto envolve 23 entidades,16 empresas e 7 entidades não empresariais do sistema de ID&I(ENESII).

- TMG - Tecidos para Vestuário e Decoração, S.A.
- A. SAMPAIO & Filhos - Têxteis, S.A.
- Armando da Silva Antunes, S.A.
- Associação C.C.G. / ZGDV - Centro de Computação Gráfica
- Associação Fraunhofer Portugal Research
- CeNTITVC - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
- Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal – CITEVE
- CONFETIL, S.A.
- Domingos de Sousa & Filhos, S.A.
- ERT Têxtil Portugal, S.A.
- F3M – Information Systems, S.A.
- INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
- INFOS – Informática e Serviços, S.A.
- INOVAFIL Fiação, S.A.
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- L.M.A. - Leandro Manuel Araújo, S.A.
- LATINO – Confecções, Lda
- MTEX New Solution, S.A.
- NEADVANCE – Machine Vision, S.A.
- PAFIL – Confecções, Lda
- Têxteis Penedo, S.A.
- TINTEX - Textiles, S.A.
- Universidade da Beira Interior

Where Engineering Breeds Creativity
Natural Pigments
MTEX QUADRAMTEX TRIPLEX
R&D Projects
IP TECNOLOGY
Phone number
Follow Our Socials
© 2021 MTEX NS, S.A.PROJECTOS